Thursday, April 05, 2007

real.idade

.


procuro por fogo
pr'acender a vela
há pessoa ficando mais velha
pouco a pouco...

hoje é dia de aniversário
há 20 e tantos anos saí do berçário
pro mundo.
desde então respiro bem fundo
mas quase não encontro ar...
maldita enfermeira. deveria ter
me deixado pra sempre por lá.

nasci, chorei, me alimentaram
botei tudo pra fora, como de praxe
aí me limparam. pensei "isso é a vida?"
"deve ser bom. gosto de ser passivo das coisas"
e continuaram a me alimentar
e me mimaram, me ensinaram a falar
foi o começo da minha desgraça
droga... deveriam ter-me deixado mudo.
chorar me bastava.

e me fizeram aprender o mundo
a ver as coisas, a jogar videogame
a brincar de bola
a dizer "não me amola, não quero crescer"
só não me ensinaram a parar...
aí tive de aprender a estudar. nunca consegui direito.
mas finjo bem. até meus professores acreditam.
minhas notas também.
entendi boa parte do mundo. pelo menos a que me cerca.
entendi as festas, os relacionamentos
os pais. ah, os pais. esses são difíceis de entender.
mas consegui. me fez mais feliz.
entendi os amigos e os que deixam de ser.
entendi os irmãos, entendi qual é a do pão
entendi o trabalho. entendi meu caralho.
apesar disso, negocio com ele todo santo dia.
entendi tanto, e tão pouco.
aprendi muito... e quase nada.
convivi com tanta coisa. e tanta coisa ainda me falta.
somo, subtraio, multiplico experiências
o somatório de tudo me fez sorrir.

isso me basta. agora entendi.
entendi de tudo um pouco, mesmo sem me entender...
vinte e tantos anos. tenho muito tempo ainda
a perder.



Vitório Vilas

1 comment:

Bruno Cazonatti said...

E te fizeram aprender o mundo... belo texto!

Abraço
Brunø